Fonte de vitamina B1
A tiamina ou vitamina B1(TPP) é essencial para o metabolismo aeróbico da glicose. Portanto, o desempenho físico pode ser prejudicial se não houver uma ingestão adequada da mesma.
De modo geral, a TPP é necessária para a descarboxilação de outros alfa-cetoácidos, que são derivados de aminoácidos, como metionia, leucina, isoleucina e valina. A tiamina é imprescindível tanto para o metabolismo dos carboidratos quanto para o de proteínas.
O que diminui a absorção desta vitamina no organismo é o excesso de bebidas alcoólicas. Assim, se o paciente utiliza os BCAAs (isoleucina, valina, leucina), levedura ou lêvedo de cerveja, entre outras vitaminas do complexo B, pratica musculação três ou quatro vezes por semana (período de 1h), mas exagera no consumo de cerveja, por exemplo, a aquisição de massa muscular pode ser prejudicada. Além disso, o paciente corre o risco de aumentar a gordura abdominal (a famosa barriguinha), já que o álcool se converte em gordura no organismo.
Fonte de vitamina B1: arroz, pães e cereais integrais, vísceras, porco, aves, peixes, gema de ovo, leite, frutas, hortaliças, feijões, ervilhas, soja, amendoim e nozes, levedura de cerveja.
Recomendação diária: 1,2mg/dia para homens com 14 anos ou mais de idade e 1mg/dia para mulheres com 19 anos ou mais de idade.
Referência Bibliográfica
Biesek, Simone; Alves, Letícia; Guerra, Isabela. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. São Paulo: Manole, 2010.
Texto da nutricionista Fernanda Faustino Ribeiro, Crn-4 09100856.
Nenhum comentário:
Postar um comentário