Dores e patologias na coluna vertebral são problemas comuns nos dias de hoje. Estamos tão envolvidos com nossas atividades diárias que a postura correta geralmente é a última coisa que nos preocupamos.
Pensando no seu bem estar, a SNC conversou com a fisioterapeuta, Xênia Tavares, para falar um pouco sobre o assunto. Pedimos que ela listasse algumas dicas de como evitar dores e lesões na coluna vertebral.
Listamos 5 dicas importantes para você. Agora é só anotar e corrigir a postura:
2- Quando estiver sentado, sempre manter a coluna encostada na cadeira, é importante estar inteiramente sentado sobre os ísquios tibiais (ossos da parte inferior do quadril) e com a cabeça encostada na parte posterior da cadeira. Os pés devem estar totalmente encostados no chão com os joelhos flexionados, num ângulo de 90º. A mesa usada deve estar numa altura onde o cotovelo possa também ser flexionado entre 45º a 90º sobre ela.
3- Faça atividade física. Atividades físicas que visam o fortalecimento muscular, como o pilates, prioriza a respiração adequada e o fortalecimento dos músculos da coluna e abdominais. Os músculos abdominais em harmonia com a musculatura da coluna vertebral promovem a melhora da postura e o equilíbrio corporal.
4- Proteja suas costas ao remover objetos. Ao remover objetos nunca faça o movimento de rotação do tronco, tal movimento comprime os discos intervertebrais, podendo causar protusões e compressão nervosa. Sempre mova o corpo inteiro ficando de frente para o objeto. Se objeto estiver em baixo, NUNCA abaixar projetando glúteo para trás e com os joelhos esticados, SEMPRE dobre totalmente os joelhos, abaixando completamente para pegar o objeto.
5- Usar o sapato correto. Sapatos totalmente sem salto ou com solados muito finos aumentam o desconforto na região da coluna. O sapato ideal deve acompanhar o arco plantar e conter uma elevação na região do calcanhar feito de um material macio. Mulheres que usam sapato alto costumam se queixar de dores nas costas, pois a parte final das costas tem uma ligeira curva interna. Por isso, sapatos de salto alto aumentam essa curvatura e comprimem as juntas facetadas da espinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário