quinta-feira, 13 de junho de 2013

Varizes x Musculação – Permitido com cautela

O que são varizes?

Varizes ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Elas causam dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.
As varizes podem apresentar complicações, originando manchas ou úlceras, hemorragias, erisipelas e eczemas. Elas devem ser tratadas como doença e não apenas como um problema estético.
Calcula-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens são portadores desta doença que além da deformidade estética, pode trazer muitas complicações e problemas mais graves.
Fatores que podem colaborar no surgimento das varizes
Além da predisposição genética, outros fatores podem desencadear
o aparecimento das varizes como a gravidez, o tratamento de reposição hormonal, o uso de anticoncepcional, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. A pessoa que permanece muito tempo em pé ou sentada também está mais propensa a desenvolver esta doença.
Sintomas
Dor tipo "queimação" ou "cansaço"; sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo; edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que freqüentemente melhora com a elevação dos membros inferiores e se agrava no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado. Também há piora no calor, nos período próximo ou durante a menstruação e ainda durante a gravidez.
Como evitar
A melhor prevenção é fazer exercícios, usar meias elásticas e manter o seu peso ideal.
Uma grande dúvida é se a atividade física como a musculação pode piorar as varizes. Como você viu acima, o sedentarismo é uma das causas do surgimento deste problema. As varizes aparecem com mais freqüência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.
Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo.
Assim sendo, os exercícios podem ajudar e muito neste retorno do sangue, evitando o problema. Caminhar, pedalar, correr, fazer musculação, fazer hidroginástica entre outros exercícios podem trazer grandes benefícios para quem tem esta predisposição.
Tratamento
O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia (secar as varizes). Já no caso de varizesmaiores a cirurgia é indicada. Esta cirurgia baseia-se na retirada das veias doentes. As veias que são retiradas, por estarem doentes, não colaboram para a circulação, ou seja, não vão fazer falta. Pelo contrário, a retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas, melhorando a estética e prevenindo as complicações da evolução da doença.
Faça uma avaliação com seu Angiologista para saber em que estágio se encontram suas varizes e mantenha uma vida saudável através da dieta balanceada e da prática de exercícios físicos.

Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza  CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
A depilação e o cruzar de pernas causam varizes
Meias elásticas melhoram a circulação das pernas
Praticar esportes causa varizes
Cremes amenizam as varizes
Varizes podem levar à trombose
Ao retirar as varizes com a cirurgia, a pessoa terá a circulação do sangue prejudicada
Mesmo depois de tratadas, as varizes voltam
Anticoncepcional causa varizes
A gravidez provoca varizes
O tratamento de laser pode ser aplicado em qualquer tipo de varizes
Dez atitudes fundamentais para evitar as varizes
Longos períodos de pé congestionam a circulação venosa das pernas. Ao longo do dia as veias trabalham para drenar o sangue das pernas de volta ao coração e por isso, quanto mais tempo uma pessoa permanecer de pé, sobretudo parada, mais difícil será esse trabalho.
Opte por uma dieta saudável com abundância de fibras e líquidos, pois isso evita a constipação intestinal. Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas.
Uma pessoa acima do peso tem acúmulo de gordura no interior do abdômen, entre as vísceras e, por isso, possui a chamada gordura visceral. Essa condição é responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal, dificultando o retorno do sangue.
Ao contrairmos os músculos das pernas, principalmente a panturrilha, colocamos em funcionamento uma bomba natural de sangue existente no local. A cada contração, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando a circulação.
Os exercícios anaeróbicos, como os de hipertrofia muscular, aumentam a força de contração dos músculos das pernas, tornando as bombas musculares, citadas no item anterior, mais eficientes. Já os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, aumentam a atividade das bombas.
O funcionamento das bombas de sangue depende da alternância entre contração e relaxamento muscular. Durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, quando há a contração, esse sangue é bombeado. Ao usar salto alto, os músculos das panturrilhas estão em constante contração, prejudicando o preenchimento de sangue da fase de relaxamento.
O cigarro é responsável por um sério dano a parede dos vasos sanguíneos, além de causar um estado maior de predisposição à formação de trombos (coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda, doença séria com complicações potencialmente fatais e sequelas transitórias ou definitivas).
Essa associação é responsável por causar trombose venosa em um imenso número de mulheres, uma vez que aumenta drasticamente o risco de formação de coágulos.
Longos períodos de inatividade das pernas em locais de confinamento, como acontece na maioria dos meios de transporte, diminuem intensamente a velocidade de circulação do sangue. E sangue que não circula, vai coagular.
Só um especialista tem todas as ferramentas para identificar os primeiros sinais das varizes e tratá-los o mais precocemente possível e de maneira correta.




     Os angiologistas recomendam carga leve com pouca repetição. As varizes são veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas, alongadas e dilatadas.
     Elas dificultam a circulação do sangue e são consideradas uma doença. As principais causas de seu aparecimento são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro e alterações hormonais.
     Muito se questiona sobre a prática da musculação a quem sofre desse problema. Porém, angiologistas não recriminam a atividade, mas pedem cautela. Os médicos alertam que é verdade quando se diz que a prática incorreta de exercícios é uma das causas de seu aparecimento, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares.
     Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticados de forma incorreta, asseguram os angiologistas.
     Segundo eles, a prática correta de atividade física auxilia a circulação, pois ao se contrair o músculo, as veias subjacentes também são contraídas. As válvulas permitem assim que o fluxo sanguíneo suba.
     O que a medicina recomenda a quem tem varizes e quer praticar musculação, é que utilizem menos carga e executem um número maior de repetições.

Tire mais dúvidas sobre o assunto e descubra quais são osmitos sobre as varizes:
Mito. As varizes são complicações internas, ou seja, uma ação externa como cruzar as pernas, ou realizar uma depilação não implica na circulação dos vasos. “Podemos dizer que a compressão (ficar muito tempo sentado) e osedentarismo (flacidez muscular) podem causar varizes”, afirma Paula.
Verdade. O uso de meias elásticas melhora o retorno venoso, pois assim faz a função de contenção do sangue. “Não devem ser usadas meias elásticas nem ficar muito tempo sentado por causa da compressão maior em outras áreas (joelhos)”, explica a especialista.
Depende. Algumas atividades podem exceder a capacidade de elasticidade interna dosvasos (fisiculturismo, musculação), mas em maioria os esportes não são os causadores dasvarizes.
Mito. “Para melhorar as varizes é preciso diminuir o peso, fazer alguma atividade físicaaeróbica e consultar um angiologista (médico especialista em varizes) periodicamente”, indica Paula. O especialista poderá colaborar na prevenção e tratamento dos sintomas dasvarizes.
Verdade. Se a circulação diminuir, a viscosidade do sangueaumenta e começa a formar coágulos.
Depende. É preciso lembrar que se é necessário retirarvarizes, significa que sua função já está prejudicada e o fluxo que passa por ela, menor. “Após a cirurgia o corpo tende a desenvolver circulação colateral para compensar esta situação e a circulação local melhora”, completa a especialista.
Mito. O vaso cauterizado não retornam ao seu estado normal, porém outros vasos podem ser formados.
Verdade. A alteração hormonal pode influenciar nos vasos sanguíneos e afetar na flexibilidade e resistência do vaso à pressão.
Depende. O aumento de peso e as alterações hormonais desta fase colaboram bastante para o aparecimento e aumento das varizes.
Mito. No rosto, o laser é mais eficiente, pois os vasos são muito superficiais, ou seja, existe uma pequena distância da pele até os vasos, o que diminui riscos e facilita o tratamento.

1. Movimente-se.
2. Coma bem.
3. Mantenha-se no peso ideal.
4. Troque o elevador pela escada.
5. Evite o sedentarismo.
6. Não abuse do salto alto.
7. Não fume.
8. Nunca combine pílula com cigarro.
9. Cuidado com longas viagens.
10. Consulte um angiologista regularmente.

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário