quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que você sabe sobre a Creatina?


A creatina (ácido a-metil guanidino acético) é uma amina de ocorrência natural encontrada primariamente no músculo esquelético e sintetizada pelo próprio organismo, por órgãos como fígado, rins e pâncreas, a partir de aminoácidos glicina, metionina e arginina. A creatina pode ser obtida pela alimentação através do consumo de carne vermelha e de peixes.
Funcionamento no organismo?
Para entender como a substância age, é preciso compreender o mecanismo de uma molécula chamada ATP (adenosina trifosfato). Quando nossos músculos precisam de energia para fazer algum movimento, um desses três fosfatos é utilizado. A função da creatina é recuperar esse fosfato para formar um novo ATP. Logo a creatina favorece a resposta rápida em questão de energia.
Fase de Saturação, Carregamento, Loading é preciso?
Muito se fala em doses de creatina de 5g 4x ao dia totalizando 20g por dia durante um período de cinco dias, mas estudos mostram que pessoas que tomam creatina em doses de 3g uma vez ao dia geram os mesmo efeitos no aumento de força e hipertrofia,
Então é preciso essa fase? Depende, atleta de levantamento de peso com o dia da prova na outra semana então pode ser usada a fase de saturação e se fosse nadador a resposta seria não pois a creatina retém liquido logo para o nadador aumentar o peso poderia e pode influenciar a sua atividade.
Efeitos colaterais?
Assim como excesso de vitaminas o uso incorreto pode acarretar prejuízos a saúde
Efeito Anabólico
Ao melhorar a qualidade do treino a pessoa aumenta o peso, treina mais seriamente e mais disposta logo favorece ao ganho de massa muscular.
Creatina x Cafeína
Estudos mostram que ao tomar creatina sem cafeína o rendimento é melhor.
Dr. Diego Veiga
Nutricionista
CRN 4 11102218

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário