terça-feira, 26 de março de 2013

Termogênicos: usá-los ou não?


Primeiro, vamos falar um pouco do que significa Termogênese.
A termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. A quantidade de calor produzida é diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal, quantidade de calor produzida no estado de repouso em presença de um ambiente térmico neutro onde nenhuma transferência de calor ocorre entre o organismo e o meio ambiente.
Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados comotermogênicos.
Exemplos de termogênicos: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, guaraná, cafeína, chá verde, produtos derivados do chocolate, gorduras vegetais.
No entanto, devemos prestar atenção! Pois muitos destes alimentos devem ser evitados por pessoas, que têm hipertensão arterial (pressão alta); problemas gástricos como: hérnia de hiato, refluxo, azia, queimação, gastrite, úlcera; insônia ou qualquer outro distúrbio do sono; problemas cardíacos; e não deve ser usado por gestantes e crianças.
Logo, qualquer suplemento: termogênico, proteico, vitamínico pode ser usado de acordo com a necessidade de cada um, mas com a orientação de um profissional de saúde, no caso um nutricionista. Além disso, buscar sempre uma alimentação equilibrada/balanceada associada sempre ao consumo de água(2 L/dia) e exercícios físicos!

Fernanda Faustino Ribeiro
Crn4 09100856
Nutricionista Ortomolecular, Estética e Desportiva

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário