quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mitos e verdades sobre os alimentos


Leite, sal, calorias: o que é realmente verdade

1.O leite desnatado tem menos cálcio em relação ao integral?

Não. O leite desnatado indica que ele tem menos gorduras em relação ao integral. O nutriente que está em menor quantidade na versão desnatada do leite são as gorduras.
Por apresentar menor teor de gorduras, o leite desnatado apresenta menos calorias. Dessa maneira, para ter uma alimentação mais saudável, controlando a quantidade de gorduras saturadas, de colesterol e de calorias, deve-se optar pela versão desnatada.
2. Qual a diferença entre o sal comum e o sal light?
O sal comum também é conhecido como cloreto de sódio. Pessoas que têm tendência à pressão alta ou já apresentam hipertensão devem reduzir o consumo de sódio. O sal é o ingrediente que mais fornece sódio na dieta.
Por isso, a indústria de alimentos, visando atender essas pessoas, desenvolveu o sal light contendo metade da quantidade de sódio em relação ao tradicional. No sal light, além do cloreto de sódio há, também, o cloreto de potássio.

3.Quais são os nutrientes que fornecem calorias ao alimento?

Os nutrientes que fornecem calorias ao alimento são os macronutrientes. Eles são os carboidratos, proteínas e gorduras. Cada grama de carboidratos ou proteínas fornecem 4 calorias. Já, as gorduras apresentam, por grama, 9 calorias.
Para saber a quantidade de calorias do alimento, basta multiplicar a quantidade em gramas de carboidratos e proteínas por 4 e a de gorduras por 9. A soma dos 3 resultados será a quantidade de energia do alimento.
4. Por que uma quantidade de um alimento pode ser menor calórico do que outro alimento em menor quantidade?
Como pode uma maçã de 100 gramas ter a mesma quantidade de calorias em 10 gramas de chocolate?
Simples: a maçã apresenta maior quantidade de água. A água “dilui” os nutrientes já, no chocolate, os nutrientes estão mais concentrados.
Dessa maneira, opte por alimentos ricos em água, como legumes, verduras e frutas. Por serem menos calóricos, eles poderão ser ingeridos em maior quantidade, dando a sensação de saciedade e ajudando na dieta.
Atualmente existem muitos mitos sobre alimentação. O assunto é discutido em milhares de meios de comunicação, como internet, televisão, jornais e revistas, deixando as pessoas na dúvida do que realmente está correto.
Mito ou verdade: beber água em jejum emagrece?
MITO
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.
Mito ou verdade: comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?
MITO
É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.
Mito ou verdade: ficar sem comer emagrece?
MITO
Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.
Mito ou verdade: comer banana reduz cãibra?
VERDADE
Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.
Mito ou verdade: abacate engorda?
MITO
O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
Mito ou verdade: beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
MITO
Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.
Mito ou verdade: margarina é mais saudável que manteiga?
MITO
A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.
Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.
Mito ou verdade: consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?
VERDADE
Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.
Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário