quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mitos sobre dietas


-Dieta da proteina

A pessoa so come carnes, leite, queijos, ovos e derivados.

Diminui a absorção de calcio, aumentando os riscos de osteoporose. Altera o PH do sangue (muda o funcionamento das celulas), e aumenta o acumulo de gordura no figado. Pobre em vitaminas, fibras e minerais.

-Dieta da biblia

A pessoa pode comer de tudo, mas a ingestao de calorias diarias é de, no maximo, 600 kcal (menos da metade do recomendado)

De sexta a noite, ate domindo de manha, nao se pode comer nada (assim nos jejuns da biblia). O habito é prejudicial a saude e o numero de calorias do restante da semana é muito baixo

-Dieta do tomate

É baseada no consumo de tomate, mas permite outras frutas, hortaliças, carnes e derivados. Gorduas, açucares, cereais e leguminosas são proibidos.

Muito restritiva. O baixo teor de carboidratos pode causar cansaço e indisposição, e a falta de gordura reduz a absorção de algumas vitaminas. Predispoe a flacidez.

-Dieta da melancia

Durante sete dias, so é permitido comer melancia. Nos outros sete, a alimentaçao é normal.

Não promove reeducação alimentar e o valor calorico atingido pela dieta é insuficiente para suprir as necessidades energeticas. O baixo teor de nutrientes (proteinas, gorduras e carboidratos), pode causar cansaço, indisposição e carencias nutricionais.

-Dieta da sopa

Durante pouco mais de uma semana so se toma uma sopa com receita pre definida. Nenhum outro alimento é permitido.

É muito restritiva, de baixa caloria, impede a queima de gorduas. Causa baixa do humor, depressão e falta de energia.

-Dieta dos 3 dias

O cardapio é baseado em frutas, chás, sucos, bolachas de agua e sal e torradas. São permitidas seis refeiçoes diarias.

Não leva em consideração as necessidades nutricionais do individuo. Pode causar cansaço, indisposição e carencias nutricionais. O emagrecimento é basicamente provocado pela desidratação.

-Dieta do vinagre

Indica o uso em todas as refeiçoes

Não existem evidencias cientificas a respeito da dieta, que não aborda nenhum principio basico da alimentaçao saudavel. Pode causar gastrite e ulcera, devido a acidez. Não há orientação para o consumo de alimentos ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais.

-Dieta do tipo metabolico

Um teste indica qual o tipo metabolico da pessoa e se ela deve comer mais carboidratos, proteinas ou os dois.

Assim como as outras, limita ou restrige a ingestao de grupos alimentares importantes para a manutenção da saude. Não existem evidencias cientificas.

-Dieta do tipo sanguineo

O que se deve ou nao comer é determinado pelo grupo sanguineo da pessoa. Para o tipo A, por exemplo, é indicado não comer carne de frango ou vaca, nem laticinios.

A dieta não possui comprovação cientifica, restringe grupos alimentares importantes e pode levar a carencias nutricionais

Fonte: Luciana Carneiro, Membro da ABRAN e da  ABESO; Vilma Blondet, professora da UFF; Vivian Goldberger, nutricionista com atuação em personal nutri; Amelio godoy, ex presidente da SBEM;

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário