É normal que, com o decorrer dos anos, as fibras colágenas e elásticas tenham sua produção diminuída. Ocorre uma fragmentação das fibras elásticas e degeneração das colágenas. Vários são os fatores que influenciam nesse processo, dentre os quais a idade, a perda muito rápida de peso sem atividade física, a alteração do metabolismo, a falta de exercícios físicos, a má alimentação e o efeito ioiô, ou seja, aquele em que o indivíduo entra em uma espécie de engorda-emagrece.
Como resolver esse problema, ainda mais com o verão chegando? A solução é manter uma alimentação saudável e equilibrada, sem excesso de gordura, sódio (sal) e açúcares; realizar atividade física regularmente e fazer uso de alguns nutricosméticos, que têm um papel coadjuvante, mas ajudam bastante também.
Eu recomendo o uso de proteínas de alto valor biológico, silício orgânico, fitoestrógenos (soja) e os nutricosméticos colágeno hidrolisado + vitamina C, e o resveratrol.
A vitamina C com o colágeno regula a síntese dos colágenos I e III pelos fibroblastos dérmicos. As fontes de vitamina C são, basicamente, as frutas cítricas. Quanto mais cítrica, maior é a quantidade de vitamina C. O colágeno só contribui efetivamente na diminuição da flacidez se for a sua forma hidrolisada, vendida em farmácias de manipulação ou casas de produtos naturais.
Com o envelhecimento, a quantidade de silício no organismo tende a diminuir. Portanto, sua reposição é mais do que necessária, pois evita a degradação da membrana celular, a desidratação dos tecidos, o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce. As fontes de silício são grãos e cereais integrais como aveia, trigo, arroz integral, feijão, banana. Ou você pode encontrar o próprio silício orgânico (esynutriment) em farmácias de manipulação. Alimentos refinados como açúcar branco, arroz branco têm baixa quantidade de silício.
A soja desempenha um papel importante como fitoestrógeno porque previne o hipoestrogenismo. Pois o hipogestorgenismo (queda no hormônio estrogênio) promove queda de cálcio ou na absorção deste mineral, ganho de peso, queda de cabelo, aumento da flacidez, unhas fracas.
As proteínas de alto valor biológico possuem todos os aminoácidos essenciais, ajudam no ganho de massa muscular e na reestruturação dos constituintes dérmicos, melhorando o quadro de flacidez. As fontes de proteína são queijos, iogurtes, leites e carnes magros.
O resveratrol trabalha juntamente com a soja, e possui a mesma função. Suas fontes são uva, suco da uva ou vinho tinto. Ele também pode ser encontrado em farmácias de manipulação. Durante minha prática clínica, costumo recomendar para os pacientes somente o consumo da fruta, já que o vinho é uma bebida destilada e pode fazer mal à saúde se consumido em excesso.
Agora você dispõe de todas as armas para vencer mais esta batalha, que é a celulite. Não esqueça: alimentação saudável, ingestão de água de 2-3 litros/dia, atividade física regular e uso de nutricosméticos de qualidade.
Fernanda Faustino Ribeiro, Crn-4 09100856. Nutrição Ortomolecular, Estética, Desportiva e Emagrecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário