A creatina sempre foi um dos suplementos mais polêmicos e sua comercialização foi proibida no Brasil por muitos anos. A ANVISA reviu sua posição e agora a creatina está de volta às prateleiras. Por que tanta polêmica? O que ela faz, como age, como tomar?
Saiba como este suplemento pode te ajudar a conquistar suas metas de fitness.
O que é?
Creatina não é suplemento criado em laboratório. É um ácido orgânico encontrado em alimentos naturalmente e existem em quantidades significativas em carnes como boi e peixes.
Creatina é uma combinação de três aminoácidos. E, como se sabe, são as cadeias de aminoácidos que formam as proteínas, essenciais para a construção muscular.
Nos humanos, quase 95% da creatina ficam armazenados sob a forma de fosfato de creatina e doa esta molécula de fosfato durante um processo metabólico essencial para quem quer crescer, ficar mais forte e musculoso. Se este não é seu caso, a creatina não é para você.
Como a creatina funciona?
Durante o exercício, nosso músculo usa uma molécula chamada ATP e ela perde seu fosfato, se tornando ADP. A perda deste fosfato é essencial para que você tenha energia para a atividade física. A medida que a quantidade de ATP diminui, sua performance cai. Neste momento a creatina faz a diferença, repondo o fosfato do ADP e restabelecendo a quantidade de ATP. Com isso, você volta a ter força para malhar e melhorar sua performance.
E não é só. Como a creatina se deposita nos músculos esqueléticos, ela contribui para o aumento da massa magra.
Também se percebeu que a creatina estimula as fibras musculares, tornando-as maiores e mais fortes.
Qual e quanto tomar?
A melhor é a creatina monohidratada e a recomendação é entre 3-5 gramas por dia (dependendo da sua massa muscular), pode ser tomada antes ou depois do treino, combinada ou não com Whey Protein.
Por que tanta polêmica?
Quando a creatina surgiu no mercado de suplementos levantou-se a hipótese de causar problemas no rim e no fígado, além de desidratação e câimbras. Logo se percebeu que, nas doses indicadas e em pessoas saudáveis, o risco não existe. O abuso e a pressa pelos resultados causaram os problemas e, com eles, a polêmica.
E aí? Se animou? Aproveite que a ANVISA reconheceu a segurança do suplemento e experimente! O verão vem aí e os resultados aparecem rápido!
Fonte: Em boa Forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário