sábado, 26 de maio de 2012

Alimentos que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso



Beber água gelada ou chá verde, comer alguns tipos de pimenta, ingerir gengibre e produtos que contenham ômega 3 são uma ajuda e tanto para acelerar o metabolismo e, por sua vez, favorecer a perda de peso.
A nutricionista Alessandra Nunes, mestre em ciências aplicadas à cardiologia, explica que tais alimentos são chamados de termogênicos. “Quando digeridos, aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Mas para terem efeito devem ser ingeridos com regularidade no dia-a-dia”, explica.
A profissional, também professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, lembra, no entanto, da importância de se manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, freqüentemente, para obter os resultados esperados.
O metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando. “É influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios”, afirma.
Confira os efeitos de alguns alimentos termogênicos:
  • Água gelada: Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.
  • Pimenta caiena (pimenta vermelha): Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias.
  • Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
  • Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.
  • Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.
Outras dicas para manter o metabolismo acelerado:
  • Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  • Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;
  • Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.
A alimentação é um dos fatores decisivos para mantermos a saúde em dia e, consequentemente, a beleza. De acordo com a nutricionista cearense Rosane Dias Ribeiro, uma dieta equilibrada deve se basear em sete alimentos que têm ação potencial na modulação da composição corporal e no controle do apetite. Inclua-os na sua lista do supermercado.
1. Azeite de Oliva – Alimento rico em ácidos graxos insaturados, seu consumo é recomendado devido a sua boa quantidade de antioxidantes e os efeitos positivos de seus ácidos graxos monoinsaturados sobre a hipertensão arterial e perfil lipídico.
2. Oleaginosas – Nozes, Amêndoas, Castanhas, Avelãs, Castanha Do Pará – seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados envolve aumento do gasto de energia basal e da termogênese induzida pela dieta.são
  • As nozes são ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal.
  • A castanha-do-Pará fornece o mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde.
  • Avelãs e amêndoas também são ricas em potássio e vitamina E.
  • Devem fazer parte da alimentação diária por seu valor funcional mas lembrando sempre apresentam alto teor de calorias.
3. Chá verde – apresenta poder antioxidante, possui compostos que colaboram na redução do LDL. Podendo contribuir na redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares.
4. Frutas e vegetais amarelos, laranja e vermelho – Mamão, batata doce, manga, cenoura, tomate, laranja.
Atuam como poderosos antioxidantes.
  • O tomate possui licopeno, que esta relacionado a diminuição dos riscos de câncer de próstata, pulmão e esôfago. Os produtos prontos de tomate, como molhos prontos se apresentam com carotenóides em maior biodisponibilidade, além de serem fontes de fibras que promovem redução do esvaziamento gástrico e portanto, diminuem a sensação de fome. Estudos mostram que acréscimo de 14g de fibras esta associado a10% da ingestão calórica e a uma perda de 2 a 4 kg em 4 meses
  • Suco de laranja atua como agente quimiopreventivo, atua na desintoxicação enzimática do fígado.
5. Frutas e vermelho azulados; repolho roxo, uva roxa, vinho tinto – possuem flavonóides que varrem os radicais livres e protegem os tecidos contra esses radicais livres
6. Soja – os fitoestógenos presentes na soja atua como antioxidantes, bloqueadores de carcinógenos e podem ajudar a prevenir câncer relacionados à hormônios como os de mama, ajuda a reduzir os risco de doenças cardiovasculares, colabora nos incômodos da menopausa.
7. Peixes – Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário