quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Novo selo de controle pretende garantir qualidade nos suplementosbrasileiros

Depois da descoberta de adulteração em 53% das marcas de Whey Protein testadas no Brasil, a X-Pharma Suplementos e o Grupo Bioagri (laboratório ligado à empresa norte-americana Mérieux NutriSciences Company, líder mundial em análises de alimentos) se uniram para criar um selo de controle do setor. 


Pelo novo acordo, os produtos são encaminhados para a Unidade de Negócio de Alimentos do grupo, que faz uma inspeção nos lotes para atestar que os suplementos estão de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no que diz respeito à concentração proteica e de carboidratos. 

A coleta das amostras é feita durante o processo de fabricação e no momento da finalização do produto. Após os resultados dos laudos, todo o lote recebe o selo antes de ser disponibilizado para o mercado.

Segundo especialistas em nutrição esportiva, além de estar de acordo com as determinações da ANVISA, os rótulos devem descrever a quantidade de proteínas, carboidratos, creatina, glutamina, entre outros, já que, ao prescrever uma dieta a um atleta, esses profissionais necessitam de dados exatos, e não uma variação de até 20%, como é permitido.

Os primeiros produtos testados e aprovados são da X-Pharma, mas todos os produtores nacionais que se interessarem podem receber o selo de qualidade. 

Por Jornalismo Portal EF

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário