A Bíblia nos ensina que o nosso corpo é templo de Deus e que não somos de nós mesmos; por isso tal pergunta: o que estamos fazendo com o nosso corpo, com a nossa saúde? Será que o nosso corpo não precisa de cuidados? Com um período de atividades física, uma boa alimentação, um bom descanso, uma boa noite de sono, um bom passeio, um bom cinema, um bom lazer, enfim, cuidados pessoais que não seja só trabalhar!
Vejamos o que é atividade física.
Atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético mais que os níveis de repouso. (Fonte casperssen. Et. Alii 1985).
Por exemplo, andar, correr, dançar, pedalar, passear com cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer trilhas, levar uma vida mais prazerosa com os movimentos que não sejam só o do trabalho.
Nós hoje somos a geração do sedentarismo; nos últimos anos, demonstraram que o sedentarismo tem sido algo que o homem não está habituado, como qualquer ser vivo. Temos sido a geração tecnológica em tudo, seja com a TV, com o DVD, com o som; ficamos estáticos nas nossas poltronas confortáveis, manejando tudo que queremos assistir, ver ou ouvir, com um simples toque nos botões do controle remoto; têm ocorrido vários casos de doenças graves que têm atropelado a sociedade nesses últimos anos no seu dia-a-dia, como obesidade, hipertensão, colesterol, triglicérides elevados, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, entre outras mais.
Doenças estas que podem ser evitadas com uma boa dose de atividade física, equilibrada, cuidadosa e sem exageros. Há muito tempo, quando se falava de exercícios físicos, sempre se pensava em um corpo sarado, bem esculpido, musculoso, mas não é disso que estamos falando no momento, até mesmo não se trata de um esporte de alto rendimento; a intenção deste artigo é ajudar nossos leitores a refletir na grande importância que precisamos ter e o valor necessário ao nosso corpo, porque é ele que carrega o bom Espírito que Deus nos deu.
Eu te faço uma pergunta, caro leitor: se você fosse chamado para prestar contas do seu corpo ao seu Criador que o deu, como você apresentaria o seu corpo diante d’Ele? Doente, despedaçado, em cacos, desnutrido, relaxado, em mau uso, ou com uma boa saúde? Mas para isso precisamos fazer a nossa parte.
Está comprovado cientificamente os benefícios do exercício físico pela Medicina, uma vez por dia, durante trinta minutos; assim fazendo, nos ajuda a ter uma vida mais saudável, sem sedentarismo, mais dispostos até mesmo para o trabalho que amamos fazer. Isso sem contar os grandes e belos benefícios para vivermos mais tempo nessa vida, por que, quem pratica atividade física, acrescenta no mínimo dez anos a mais em sua vida.
Com melhoria da função cardiovascular e respiratória, redução dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, diminuição de incidentes mortais provocados por doenças cardiovasculares, diminuição da incidência de doenças das artérias coronárias, câncer do colo e diabetes tipo II, aumento da massa óssea e prevenção e/ou prevenção da sua perda, aumento da força muscular, aumento da resistência de tendões e ligamentos, aumento do metabolismo em repouso, melhoria da função imunitária, atrasos de certos processos de envelhecimento, aumento da sensação de bem-estar e da auto-estima, melhoria dos estados de depressão e ansiedade.
Não deixe que o sedentarismo faça mais parte da sua vida; vá ao seu médico, não faça exercícios sem a orientação médica ou de um profissional de Educação Física. Faça seu checkup periódico, como exame de coração, exame de próstata. Não deixe que nenhum tabu tire e não destrua o templo do Espírito de Deus.
Por luis almeida (prof ed fisica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário