quinta-feira, 11 de julho de 2013

Abdominais: qual a importância desses músculos?

É muito comum escutarmos que o fortalecimento dos abdominais é importante para os corredores, mas muitas vezes não sabemos o que está por trás desta frase.

Os músculos abdominais fazem parte da região ântero-lateral do tronco e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos, oblíquos internos e o transverso abdominal. O reto abdominal é um músculolongo e superficial conhecido popularmente como “tanquinho”. Os outros três músculos são dispostos na região lateral do tronco, sendo o oblíquo externo o mais superficial e o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos apresentam grande importância na estabilização da coluna lombar e no controle do posicionamento do tronco no espaço.

Devemos lembrar que a coluna é uma das estruturas que fazem parte do CORE e, por isso, a estabilização desta região influenciará no posicionamento e movimentação dos segmentos mais distais do corpo, como os membros superiores e inferiores. Desta forma, o fortalecimento adequado dos abdominais favorece a biomecânica correta dos membros inferiores durante a corrida. Por isso, é extremamente importante realizar o fortalecimento destes músculos!

Alguns exercícios são frequentemente usados para alcançar este objetivo como o abdominal prancha, que ativa toda a musculatura abdominal, e a ponte lateral que favorece os músculos abdominais laterais. Para fortalecer estes músculos basta manter o posicionamento durante 3 séries por alguns segundos. O tempo varia de acordo com a capacidade de cada indivíduo, mas como o principal objetivo é melhorar a resistência desta musculatura, este deve aumentar gradualmente.
Prof.Léo (coordenador Academia Halternativa)

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário