domingo, 3 de fevereiro de 2013

Hidratação na Atividade Fisica


A realização de exercícios promove aumento de produção de calor, de modo que o organismo necessita adicionar meios para dissipar esse calor. Se o organismo não dissipar esse calor decorrente da mecânica muscular, a temperatura interna aumentaria 1°C a cada 5 – 8 min, resultando em hipertemia ( aumento da temperatura corporal) e colapso ( falência/ esgotamento) em 15 – 20 mim.
Por esses motivos existem procedimentos para se evitar um quadro de desidratação. A demanda ideal diária térmica neutra e sem interferência do exercício físico -> 2,5L ; atletas podem chegar a triplicar essas necessidades.
A Sociedade Brasileira de Medicina no Esporte diz:  o consumo de água 2h antes do exercício deveria ser de 250 – 500 ml; Durante o exercício – iniciar uma ingestão de líquidos nos primeiros 15min e continuar a cada 15 – 20 min; Adicionar CHO (30 – 60g/h) associando eletrólitos na solução ingerida, quando o tempo de atividade for inferior a 60 min; Exercícios prolongados que ultrapassem 60 min de duração -> beber 0,5 – 0,7g/L de sódio, pois esse nutriente favorece a palabilidade da solução, retenção hídrica e prevenção da hiponatremia; A temperatura da bebida deve ser de 15- 22°C

Suco repositor (hidroeletrolitico)

Ingredientes
750 ml de água gelada
4 colheres de sopa de maltodextrina
(MALTO DEXTRIN natural ou sabores- ATLHETICA)
100 ml de suco de laranja natural e sem açúcar
1 colher de café rasa de sal
2 cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Rende 3 porções de 250ml.
Contém carboidratos, sódio e potássio. Ideal para tomar logo após o treino para repor as energias e auxiliar na hidratação após exercícios extenuantes.
 Mariana Cristina
Nutricionista
CRN: 12100801

Receba nossas atualizações:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário