O atleta que se sente cansado sempre que pratica exercícios pode estar com o sistema imunológico deprimido, anemia ou cometendo erros na ingestão dos alimentos.
A anemia é caracterizada pela produção de hemácias pequenas e com menos hemoglobina. Além de ser armazenado na ferritina, o ferro é um mineral importante na composição da hemoglobina (proteína que transporta oxigênio pela corrente sanguínea dos pulmões para os tecidos) e mioglobulina (pigmento vermelho do músculo que transporta e armazena oxigênio durante a contração muscular).
As atletas têm que ficar atentas e regularmente fazer exame de sangue, principalmente, ginastas, bailarinas e vegetarianas, pois além de se preocuparem com uma alimentação adequada devem prestar atenção, se o seu ciclo menstrual for longo e intenso. Os sintomas da anemia são cansaço, sonolência, fraqueza muscular, falta de concentração nas atividades diárias.
Por isso, mantenha uma alimentação balanceada com frutas, verduras (vegetais verde-escuros), legumes e, claro, carboidratos e proteínas.
O que pode deixar seu sistema imunológico “fraco” é o famoso “Over Training”, expressão em inglês que sugere exercício ou treino excessivo, extenuante. O atleta exagera nos treinos não dando o tempo necessário para o organismo se recuperar de maneira satisfatória. O over training gera fadiga, distúrbios de sono, irritabilidade, depressão e outros problemas que acabam prejudicando a saúde e o rendimento do atleta. Com o sistema imunológico deprimido ou fraco, o organismo fica exposto a qualquer tipo de infecção como um resfriado, por exemplo.
Assim, se você deseja ter um excelente rendimento nos seus treinos, evite o estresse, não exagere nos treinos, faça exames de sangue periódicos, mantenha uma alimentação saudável e balanceada, beba no mínimo 2L de água/dia, procure a orientação um nutricionista e de um profissional de educação física.
Fontes de ferro: carnes de origem animal, vegetais verde-escuros, frutas cítricas, feijões.
Recomendação de ferro para mulheres de 14-18 anos: 15 mg/dia, 19-50 anos: 18mg/dia de acordo com a DRI.
Recomendação de ferro para homens de 14-16 anos: 11mg/dia, 19-50 anos: 8mg/dia de acordo com a DRI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário